segunda-feira, 28 de junho de 2010

I am the escaped one

Photo by: Hugo Tinoco (http://olhares.aeiou.pt/Big)


I am the escaped one,
After I was born
They locked me up inside me
But I left.
My soul seeks me,
Through hills and valley,
I hope my soul
Never finds me.



Fernando Pessoa




Tradução:


Eu sou o fugitivo
Depois de nascer
Aprisionaram-me dentro de mim
Mas eu fugi.
A minha alma procura-me,
Por montes e vales,
Espero que a minha alma
Jamais me encontre.



quinta-feira, 24 de junho de 2010

SELECÇÃO FRANCESA

Atenção: O post de hoje é dirigido ao público feminino (bom.... e aos apreciadores) ;)


Palavras de Zidane sobre o médio da selecção francesa Yoann Gourcuff "Para mim, Yoann representa o futuro da selecção francesa".
Bom....... quanto a mim Gourcuff representa o que a selecção francesa tem de melhor, senão vejamos:






(Photo by Jamie McDonald/Getty Images Europe)


Percebem o que eu quero dizer? :)
Pena que a França já tenha sido afastada!

E como uma imagem vale por mil palavras, o post já vai longo....
Até à próxima

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Fernão Capelo Gaivota

Um livro que recomendo


Fernão Capelo Gaivota é uma ave que adora voar mas não se contenta em voar apenas para comer, ou em lutar para sobreviver. Por pensar de modo anti convencional é expulso do bando. Solitário esforça-se por aprender novas técnicas de voo que permitam aproximar-se da perfeição.
Quando foi para uma terra longínqua conheceu Henrique que lhe ensinou muitas coisas! Porém seu mestre Henrique foi embora, coube então a Fernão Capelo Gaivota a missão de ensinar as novas gaivotas como voar.
Queria poder ensinar que o paraíso não é um lugar nem um tempo determinado, que o paraíso é perfeito, que está ao alcance de todos. É que basta querer que todos podem ir a qualquer lugar a qualquer momento.
Quando resolveu voltar para o seu bando para lhes ensinar tudo aquilo que tinha aprendido, foi inicialmente rejeitado mas a pouco e pouco as gaivotas mais jovens foram se aproximando.


De leitura simples e de fácil compreensão mas com um grande significado o livro é uma parábola universal que fala da sociedade humana e dos seus conceitos, dogmas e restrições e mais importante ainda da busca pela perfeição.
Recomendo também o filme de Hall Bartlett e para quem gostar de Neil Diamond a banda sonora.
Aqui deixo um vídeo com a 2ª parte de 10 que encontrei no You Tube









"Tu tens a liberdade de ser tu próprio, o teu verdadeiro eu, Aqui e Agora; nada se pode interpor no teu caminho" in Fernão Capelo Gaivota

terça-feira, 22 de junho de 2010

Troca de medicamentos no Garcia de Orta

Duas crianças sofreram queimaduras no intestino devido a uma troca de medicamentos no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A propósito de exames aos ouvidos foi-lhes administrado ácido em vez de um sedativo. Já foi aberto um inquérito interno ao "acidente".
O Conselho de Administração do Hospital reconhece que “ocorreu um acidente com um medicamento habitualmente usado em circunstâncias diferentes”. A troca foi detectada imediatamente, tendo sido depois reportada seguindo as normas de gestão de risco hospitalar.
O hospital garante, no comunicado enviado ao Jornal de Notícias, que foram tomadas “as medidas habituais nestas circunstâncias, nomeadamente a abertura de um inquérito interno aos acontecimentos”. A unidade acrescenta que os dois menores estão actualmente em observação no serviço de pediatria e o seu estado clínico é “estável”.

In Jornal de Notícias

É repugnante ver a forma como as pessoas julgam um acidente - infelizmente lamentável - como este.
Pelo que tenho lido por aí não falta quem queira "crucificar" a médica, inclusive com ameaças de morte (isto lido em comentários a noticias). Mas porquê culpar logo de imediato a médica?
O medicamento contendo acido tricloroacético estava num local indevido e pelo que consta tem uma embalagem muito semelhante à que deveria ser usada. Quem terá colocado ali o medicamento indevidamente? Não deverá essa pessoa também ela ser responsabilizada pelo sucedido? Na minha opinião sim!
Quem como eu trabalha num ambiente hospitalar sabe que durante o processo de pedido, envio, armazenamento e administração de um medicamento estão diversos profissionais de saúde envolvidos. Pode ter havido muita gente a manipular o mesmo. O Hospital já apurou que o erro não foi na farmácia. Deixemos correr o inquérito e então depois poderemos tirar conclusões.
Mesmo que se venha a apurar que houve culpa da médica não foi com toda a certeza deliberada. Quem na sua vida profissional nunca cometeu erros? Só que na Saúde os erros podem ter consequências desastrosas e por vezes fatais! Errare humanum est.... e os médicos também são humanos, portanto também erram!
Posto isto só posso desejar sorte e cura para os dois bébés envolvidos e prestar à medica a minha solidariedade!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

7 ou 일곱 - Numero magico

(Foto: Carlos Barria/Reuters)




Como é evidente o assunto do dia foi a goleada de Portugal à Coreia do Norte. 7-0 é dose! Os desgraçados devem ter ficado com os olhos em bico com tanto golo. Nem quero imaginar o que lhes irá acontecer quando regressarem à Coreia, é que King Jong Il não deve estar lá muito contente com esta humilhação.
Depois da prestação frente à Costa do Marfim a selecção das Quinas decidiu aparecer e ainda por cima com o onze inicial totalmente portugues. É isso mesmo, não sou a favor da presença de Deco nem de Liedson na selecção apesar de reconhecer o prestimo de ambos como jogadores e de Liedson ter sido o autor de um dos golos de hoje! Afinal somos a selecção portuguesa ou luso-brasileira? E já agora na sexta por quem torcerão os dois jogadores? Por Portugal ou pelo Brasil? Pois é!.....
Por razões profissionais não pude ver o jogo todo. Vi apenas os 2 ultimos golos e não me venham dizer que o golo do Ronaldo foi um grande golo porque não foi.... foi..... pura sorte. Quase que consigo adivinhar o pensamento do jovem madeirense durante a jogada lol "onde está a bola? onde está? Ah! Está aqui mesmo nas minhas costas!" eheh mas pelo que pude ler por aí o jovem até teve papel decisivo nalguns golos e houve até quem o considerasse o melhor jogador em campo.
E com 9 golos de avanço sobre a selecção da Costa do Marfim acho que posso dizer que a qualificação para os 1/8 de final está praticamente assegurada. Qualquer das maneiras espero que se tenham lembrado de guardar algum "ketchup" para o jogo com o Brasil

Força Portugal

domingo, 20 de junho de 2010

Introdução

Para 1º post nada melhor do que explicar a quem me lê aquilo que pode acontecer aqui
Por aqui podem encontrar a minha opinião pessoal sobre os mais diversos assuntos, coisas sérias outras nem tanto. Poesia e frases com as quais me identifico e também algumas fotos tiradas por mim.
Qualquer das maneiras escrevo para mim mas lê quem quiser. Sugestões ou críticas construtivas serão sempre bem-vindas, para mais tendo em conta que sou novata nisto dos blogs.
Vou postando ao sabor da inspiração ou quando o tempo o permitir.