Duas crianças sofreram queimaduras no intestino devido a uma troca de medicamentos no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A propósito de exames aos ouvidos foi-lhes administrado ácido em vez de um sedativo. Já foi aberto um inquérito interno ao "acidente".
O Conselho de Administração do Hospital reconhece que “ocorreu um acidente com um medicamento habitualmente usado em circunstâncias diferentes”. A troca foi detectada imediatamente, tendo sido depois reportada seguindo as normas de gestão de risco hospitalar.
O hospital garante, no comunicado enviado ao Jornal de Notícias, que foram tomadas “as medidas habituais nestas circunstâncias, nomeadamente a abertura de um inquérito interno aos acontecimentos”. A unidade acrescenta que os dois menores estão actualmente em observação no serviço de pediatria e o seu estado clínico é “estável”. In Jornal de Notícias
É repugnante ver a forma como as pessoas julgam um acidente - infelizmente lamentável - como este.
Pelo que tenho lido por aí não falta quem queira "crucificar" a médica, inclusive com ameaças de morte (isto lido em comentários a noticias). Mas porquê culpar logo de imediato a médica?
O medicamento contendo acido tricloroacético estava num local indevido e pelo que consta tem uma embalagem muito semelhante à que deveria ser usada. Quem terá colocado ali o medicamento indevidamente? Não deverá essa pessoa também ela ser responsabilizada pelo sucedido? Na minha opinião sim!
Quem como eu trabalha num ambiente hospitalar sabe que durante o processo de pedido, envio, armazenamento e administração de um medicamento estão diversos profissionais de saúde envolvidos. Pode ter havido muita gente a manipular o mesmo. O Hospital já apurou que o erro não foi na farmácia. Deixemos correr o inquérito e então depois poderemos tirar conclusões.
Mesmo que se venha a apurar que houve culpa da médica não foi com toda a certeza deliberada. Quem na sua vida profissional nunca cometeu erros? Só que na Saúde os erros podem ter consequências desastrosas e por vezes fatais!
Errare humanum est.... e os médicos também são humanos, portanto também erram!
Posto isto só posso desejar sorte e cura para os dois bébés envolvidos e prestar à medica a minha solidariedade!